Prevenção, Fatores de Risco e Sintomas do Câncer de Colo de Útero

Prevenção e Fatores de risco

1- Infecção por HPV: é o mais importante fator de risco.
O HPV é uma família com cerca de 200 tipos de vírus, alguns causam verrugas genitais (condiloma) e outros causam o câncer do colo do útero, os chamados HPVs de alto risco.
Pelo menos 13 tipos de HPV estão associados a lesões precursoras (pré-malignas), chamados também de oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes de colo uterino. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Também pode haver transmissão durante o parto. Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.
O risco de infecção pelo HPV é maior em quem tem início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros sexuais, relações sexuais sem preservativo ou uso de contraceptivos orais.

2- Infecção por HIV: o vírus da Aids diminui as defesas do organismo e reduz a capacidade dele de combater o vírus e o câncer em seus estágios iniciais.

3- Tabagismo: mulheres fumantes têm duas vezes mais risco de ter câncer do colo do útero do que aquelas que não fumam.

4- Idade: a maioria das infecções por HPV em mulheres com menos de 30 anos regride espontaneamente, ao passo que acima dessa idade a persistência é mais frequente.

Sinais e Sintomas

Em seus estágios iniciais, o câncer do colo do útero geralmente não apresenta sintomas.
Nos casos mais avançados os principais sintomas são:

  1. Secreção, corrimento ou sangramento vaginal incomum.
  2. Sangramento leve, fora do período menstrual.
  3. Sangramento ou dor após a relação sexual ou exame ginecológico.
  4. Corrimento vaginal, às vezes fétido.
  5. Dor em região de baixo ventre (pélvica).
  6. Dor nas costas, principalmente em região lombar.

Veja também