Diagnóstico de doenças relacionadas ao endométrio

Diagnóstico

Para o diagnóstico de doenças relacionadas ao endométrio, é utilizado o método de ultrassom pélvico transvaginal como o principal exame de imagem, além da avaliação dos sintomas, exame físico e ginecológico. Esses exames devem ser realizados anualmente na pós-menopausa.

Quando tem-se o aumento na espessura do endométrio ou qualquer alteração suspeita como pólipo, deve-se realizar preferencialmente uma histeroscopia cirúrgica para adequada avaliação do endométrio e biópsia (retirada) da lesão ou da alteração evidenciada pelo cirurgião no momento do procedimento.

Após o resultado da biópsia do endométrio, confirmado o diagnóstico de câncer, deve-se realizar exames para definir o estágio da doença. O melhor exame para avaliar o grau de invasão local do tumor é a ressonância magnética da pelve.

Deve-se ainda realizar raio-X de tórax ou tomografia de tórax e tomografia de abdome para avaliar alteração nos gânglios linfáticos e se o tumor se disseminou para outro órgãos. Em alguns casos pode-se solicitar um PET-CT, porém esse não é o exame padrão para estadiamento.

Veja também